sábado, 25 de dezembro de 2010

Campinas/SP: CCZ registra aumento nas chamadas no fim de ano

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Dez-2010

Centro de Controle de Zoonoses registra aumento no número de animais de estimação abandonados

Natan Dias

As viagens de final de ano provocam o aumento de animais de estimação abandonados. Quem não tem amigos ou parentes para deixar os bichinhos e nem condições para pagar um hotel específico, acaba deixando-os nas ruas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas não tem mais vagas para cães. “É um período que muita gente larga o cachorro porque não encontra ninguém para cuidar. O número de chamados aumenta cerca de 40%, inclusive de gente que quer deixar o cão aqui porque não o quer mais, só que não aceitamos. A responsabilidade de encontrar um novo dono é do proprietário”, afirmou a médica-veterinária do CCZ, Marisa Denardi.

Segundo ela, as solicitações para recolher cães soltos nas ruas cresce no período de férias e final de ano. Entretanto, pela impossibilidade de atender a essa demanda, muitos casos não são atendidos. “Infelizmente aumenta muito o número de casos. Hoje temos por volta de 80 cães, e cerca de 30 são pitbull”, explicou.

Marisa disse que o critério para que os animais sejam recolhidos pelo CCZ é que estejam soltos mas, além disso, precisam apresentar um quadro de doença, sofrimento, que tenham mordido alguém ou vítimas de atropelamento. “É preciso conscientizar os proprietários que eles são responsáveis pelos animais e que é crime o abandono. Se não tem com quem deixar, deve levar para um hotel para cães. Deixa solto na rua não resolve”, disse.

Hotel

No Resort Dog, localizado no Parque dos Pomares, em Campinas, todas as vagas estão esgotadas até o começo do próximo ano. “Tem que reservar antes, pois nas férias de julho e no final do ano fica cheio mesmo”, conta Juliana Trevesan, proprietária do Resort Dog, que possui 39 baias para cachorros. Segundo ela, a demanda é muito grande, pois está cada vez mais difícil encontrar alguém para realizar esse trabalho voluntário. A doméstica Ana Paula Inácio, de 33 anos, deixou, a pedido da patroa, os dois bulldogs e o schnauzer no hotel para o Natal, e depois irá levá-los novamente para passar o Ano Novo. “Não tem como deixar em casa sozinhos. Reservamos antes porque sabemos que nessa época lota”, disse Ana. Ela relatou que o único que volta um pouco mais quieto é o bulldog Ozzy. “Ele é o mais paparicado em casa, então fica um pouco carente, mas é normal dele. A gente sabe que são bem cuidados.”

A agente de viagens Silvia Cintra Pereira, de 55 anos, é uma das novas clientes do serviço. Deixou pela primeira vez o bichon frise Johnnie no hotel há algumas semanas. “Tinha receio antes, mas como ele voltou bem, vou deixá-lo de novo no Natal”, disse

Para o engenheiro Frederico Lages da Mota, de 34 anos, dono do beagle Scott, o principal é ter confiança onde se deixa o animal. “Nas férias sempre deixo meu cachorro no hotel. Mas é preciso que tenham carinho e atenção com o bicho”, afirmou.

http://cosmo.uol.com.br/noticia/71245/2010-12-25/ccz-registra-aumento-nasbr-chamadas-no-fim-de-ano.html

Nota T.A. - Somente multas pesadas e prisão para o crime de abandono resolveriam esta questão que além de ser um crime de maus tratos é também um crime contra a saúde publica que agride toda a sociedade, além de trazer maiores gastos para o poder publico.

Abatedouro clandestino é descoberto no RS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Dez-2010

Produtos de origem animal inutilizados somam um total de 1,8 mil quilos

Interdição e apreensão de carnes impróprias para o consumo foi o resultado da ação de fiscalização realizada por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do RS (Seappa) no início de dezembro, em propriedade localizada no município de Tabaí. O processo se deu a partir da conferência de controle de saldo de animais feito no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), cujos números serviram de alerta para os veterinários da Seappa.

De acordo com Renata Marques, a propriedade possuía 1.055 animais cadastrados no SDA. Entretanto, durante a visita foi constatada a presença de apenas 150 exemplares entre aves e suínos.

– A propriedade realizava o abate, o beneficiamento e a venda dos produtos no varejo do município sem qualquer tipo de fiscalização – explica Renata.

Diante das irregularidades, além da interdição do local de abate, a propriedade foi infracionada e os alimentos apreendidos e inutilizados. Os produtos de origem animal, entre carne suína, carne de frango, embutidos, queijo e banha inutilizados somam um total de 1,8 mil quilos.

A ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, teve a participação dos técnicos da Seappa Wylner Casar Fernandes Ribeiro, Endrigo Ziani Pradel, Renata Marques, Pablo Porto Alegre Rodrigues, Eduardo Rigon Stangherlin e Ereneo José Pereira.


SECRETARIA DE AGRICULTURA DO RS

http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&section=Canal%20Rural&id=3153029&action=noticias

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

EUA anunciam plano para regular emissões de poluentes

Noticias - MEIO AMBIENTE - MUNDO
24-Dez-2010

A Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um plano para regular as emissões de poluentes das usinas de energia e refinarias de petróleo, após o fracasso no Congresso de uma lei sobre mudança climática.

"Vamos seguir com nosso compromisso para reduzir os gases de efeito estufa que ameaçam a saúde e o bem-estar dos americanos e contribuem à mudança climática", indicou a diretora da EPA, Lisa Jackson, em comunicado.

Segundo a Agência, as fábricas que funcionam com energias fósseis e as refinarias de petróleo são responsáveis por 40% dos gases de efeito estufa nos Estados Unidos.
A EPA apresentará as normas para reduzir as emissões das centrais elétricas em julho de 2011 e das refinarias em dezembro desse mesmo ano, e emitirá normas finais em maio e novembro de 2012, respectivamente.

"Estas normas ajudarão às empresas americanas a atrair investimentos privados para adequar as companhias às energias limpas", assegurou Jackson no comunicado divulgado na quinta-feira.

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4859462-EI188,00-EUA+anunciam+plano+para+regular+emissoes+de+poluentes.html

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ribeirão Preto/SP: Mais de 170 cobras venenosas escapam de serpentário na região

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Dez-2010

Policiais ambientais fazem uma varredura na fazenda, mas até o momento conseguiram localizar somente duas cobras; local é mantido por biólogo

Adriana Matiuzo

A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros devem fazer nesta sexta-feira (24) uma busca por 173 cascavéis e quatro jararacas, cobras que escaparam de um criadouro em uma fazenda no município de Serra Azul. O proprietário do serpentário, que é biólogo, resgistrou, na tarde desta quinta-feira (23), um boletim de ocorrência, no qual diz que o local foi arrombado.

O biólogo, que mora em Cravinhos, foi procurado por telefone, mas não foi localizado para falar sobre o assunto. Na delegacia, ele disse que encontrou os cadeados estourados das portas do local na noite da última terça-feira (22) e que passou dois dias na tentativa da contagem das espécies para poder procurar a polícia.

Por volta das 16h30 desta quinta-feira uma equipe da Polícia Ambiental foi ao local e conseguiu capturar duas cobras antes do anoitecer. As buscas devem continuar nesta sexta, com o reforço do Corpo de Bombeiros.

Segundo o tenente Diogo Araújo, o criadouro funciona em área arrendada da fazenda Santa Cruz da Esperança e é autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

A área fica a cerca de 150 metros do rio Pardo. "Além das buscas, vamos intensificar o patrulhamento na comunidade para avisar aos moradores para que tomem cuidado, principalmente quando há crianças", disse o tenente.

Um funcionário da fazenda, que mora a cerca de 3 km do criadouro, disse que assim que soube da notícia fez a remoção do gado de um pasto mais próximo do local para outro, mais distante. Ele diz acreditar que a casa dele está segura porque as cobras não conseguiriam percorrer um trajeto tão longo.

"Não fiquei com medo, estou tranquilo", disse o morador, que admitiu que ainda não havia contado à família sobre as cobras para não haver pânico.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/23/mais-de-170-cobras-venenosas-escapam-de-serpentario-na-regiao.html

Amazônia perdeu 65 km² de floresta em novembro, diz Imazon

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
23-Dez-2010
Globo Amazônia

ImageO Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou em novembro o desmatamento de 65 km² de floresta, considerando apenas áreas com supressão total da floresta, onde o solo fica exposto. A estimativa está em relatório do órgão divulgado nesta quarta-feira (22).

A área detectada equivale a 40 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a 1,6 vez o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Só em outubro, haviam sido detectados 153 km² de devastação na Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

De acordo com o Imazon, a devastação registrada em novembro representa redução de 13% em relação ao mesmo período de 2009. No ano passado, a área desmatada somou 75 km² para o mês de novembro.

Mato Grosso registrou 38% do desmatamento observado para outubro de 2010, de acordo com o Imazon. Outros estados que mais desmataram no período foram o Pará (29%), Rondônia (20%), Roraima (5%), Amazonas (5%) e Acre (3%).

O relatório também indicou degradação florestal de 188 km² em novembro, que corresponde a um aumento de 548% em relação a novembro de 2009 ("extremamente expressivo", segundo o texto), quando foram degradados 29 km² de floresta.

Segundo o Imazon, a degradação acumulada entre agosto e novembro somou área de 2.805 km², o que representa um "aumento expressivo", de 256%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando a degradação atingiu 789 km².

Por conta da cobertura de nuvens em novembro de 2010, foi possível monitorar 30% da área da Amazônia Legal. (AL)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=117142

Ribeirão Preto/SP: Inquérito apura agressão a cavalo da Polícia Militar

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Dez-2010

Uma voluntária de ecoterapia faz denúncia ao órgão com apoio de uma ONG de Cotia

Adriana Matiuzo

A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto instaurou um inquérito para apurar denúncia de maus-tratos a cavalos praticados pela Polícia Militar. A denúncia foi feita por uma voluntária do programa de ecoterapia, que diz ter presenciado, dentre outras coisas, violência contra um animal que resistiu ao uso de ferradura.

A denúncia foi feita à Polícia Civil por intermédio da ONG Rancho dos Gnomos, de Cotia (SP), que defende direitos dos animais. A Polícia Militar nega as agressões.

Segundo Silvia Pompeu, fundadora da ONG, a testemunha, que preferiu não dar entrevista, escreveu um e-mail no qual relata que as agressões foram praticadas na presença de alunos, professores e de pedreiros de uma obra.

Ela ainda conta que chegou a discutir com um policial depois de ver o cavalo apanhar de correia e que os policiais decidiram deixar o animal três dias sem comida para que ficasse fraco e não resistisse mais ao uso da ferradura.

Os relatos também apontam que a violência é corriqueira com os animais da cavalaria e que os policiais não teriam, na avaliação dela, preparo para o manejo dos animais. Os cavalos também dariam sinais de estresse por ficarem presos em cocheiras muito pequenas.

"Nós pedimos a averiguação. O animal é sempre a solução para achar drogas, ajudar nos resgates, para projetos como o da ecoterapia, mas é desprezado, explorado, maltratado e a sociedade precisa saber disso", disse Silvia.

Depoimentos

O delegado Norberto Bocamino afirmou nesta quarta-feira (22) que mandou ofício à Polícia Militar para que apresente a lista dos policiais que trabalhavam na cavalaria no dia em que a agressão ocorreu, no início de dezembro. De acordo com ele, o animal não passará por exames. O delegado disse ainda que vai convocar a testemunha para depor nos próximos dias.

"Para configurar maus-tratos, basta o depoimento de uma testemunha."

ONG mobiliza leitores a cobrar investigação

A denúncia de maus-tratos a cavalos pela Polícia Militar em Ribeirão Preto mobilizou a sociedade civil organizada. A ONG Rancho dos Gnomos publicou em site uma nota sobre o problema e pediu para que as pessoas cobrassem apuração. Até o final da tarde de ontem mais de cem e-mails foram enviados para vários veículos de comunicação e para o delegado que cuida do caso.

"Pedimos a mobilização porque acreditamos no poder da imprensa", disse Silvia Pompeu, da ONG.

O delegado Norberto Bocamino, que cuida do caso, disse que o inquérito havia sido instaurado antes das manifestações, mas que a participação é importante.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/23/inquerito-apura-agressao-a-cavalo-da-policia-militar.html

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

WWF alerta que 2010 foi um “ano desastroso” para a proteção dos rinocerontes

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
22-Dez-2010

Foto: Tobias Schwarz/Reuters
Em Outubro, os parques sul-africanos criaram uma unidade de combate contra a caça furtiva dos rinocerontes - Foto: Tobias Schwarz/Reuters
Em Outubro, os parques sul-africanos criaram uma unidade de combate contra a caça furtiva dos rinocerontes

AFP

A caça furtiva aos rinocerontes deixou de lado as lanças e as espingardas e subiu de nível. Helicópteros, armas silenciosas, binóculos com infravermelhos e tranquilizantes são ameaças que tornaram 2010 um “ano desastroso” para aqueles animais ameaçados de extinção, alerta a WWF.

O epicentro do massacre está na África do Sul, que concentra mais de 70 por cento da população mundial de rinocerontes. Este ano, 316 animais foram mortos por caçadores furtivos, contra os 122 de 2009 e menos de dez há duas décadas, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

“Este ano foi desastroso para a protecção dos rinocerontes”, lamentou Joseph Okori, coordenador dos trabalhos com os rinocerontes africanos na WWF. “As organizações criminosas na África do Sul operam com uma tecnologia muito avançada. Estão muito bem coordenadas. Isto não é a caça furtiva habitual.”

Apenas restam no planeta 25 mil rinocerontes, distribuídos por três espécies na Ásia e duas em África, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Quatro estão ameaçadas de extinção.

A caça e a desflorestação causaram danos na Ásia. Os rinocerontes de Java e de Sumatra estão classificados como espécies em perigo crítico de extinção e o rinoceronte da Índia está dado como vulnerável.

Em África, estes grandes mamíferos foram dizimados pela caça nos séculos XIX e XX. Mas graças à criação de parques nacionais e à luta contra o abate ilegal, a população de rinocerontes brancos é hoje de 17.500 animais e a de rinocerontes negros 4.200, precisa a UICN.

Ainda assim, estes esforços poderão ser anulados pela Ásia, onde um corno de rinoceronte pode ser vendido a 70 mil dólares, ou mesmo mais, no mercado negro, apesar da proibição da CITES (Convenção sobre o comércio internacional das espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção). O corno é utilizado para fazer baixar a febre na medicina tradicional chinesa e como cura contra o cancro no Vietname.

“O Vietname surgiu de repente, em 2000, como um novo mercado. Hoje é dos maiores do mundo”, disse Tom Milliken, director para a África oriental e austral da Traffic (Comércio Internacional das Espécies Selvagens), programa comum da WWF e da UICN.

Face à amplitude do fenomeno, os parques nacionais sul-africanos tomaram medidas drásticas ao criar, em Outubro, uma “unidade de combate contra a caça furtiva dos rinocerontes”. Outros escolhem cortar os cornos aos animais, reforçar as patrulhas ou infiltrar-se nas redes criminosas.

“Existe uma procura ilimitada e se não a atacarmos na fonte, vai espalhar-se para outros países como já vimos acontecer”, disse Milliken.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1472132

Rio de Janeiro: Cadela que fugiu de prédio implodido do Hospital do Fundão passa bem

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Dez-2010

Animal estava à procura dos filhotes que já tinham sido resgatados do local.
Cadela e filhotes abandonados estão disponíveis para adoção.

Do RJTV

Uma cadela conseguiu escapar de dentro da ala sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), momentos antes da implosão do prédio, na Ilha do Fundão, no Rio, ocorrida na manhã deste domingo (19). As imagens da implosão mostram o momento em que o animal corre para fora do hospital.

A cadela estava no interior do prédio à procura de seus sete filhotes, que já tinham sido resgatados por um funcionário da obra, de acordo com Elisabete Palermo, voluntária da Família Alquimia, que cuida de animais abandonados. Todos passam bem.
Ainda segundo Elisabete, a cadela foi vista durante uma vistoria no local cerca de uma semana antes da implosão. "Ela estava com a barriga bem grande, já quase tendo os filhotes. Só que nós não conseguimos resgatá-la porque ela estava muito arisca", contou, acrescentando que, na véspera da implosão, a cadela teve os filhotes.

"Nós colocamos os filhotes numa área próxima, onde ela costumava beber água. E após algumas horas ela conseguiu se juntar a eles", completou a voluntária.

Tanto a cadela sobrevivente quanto os filhotes estão disponíveis para adoção. Quem quiser adotá-los deve entrar em contato com a Família Alquimia, pelos telefones (21) 9777-1110 e (21) 8711-2269.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/cadela-que-fugiu-de-predio-implodido-do-hospital-do-fundao-passa-bem.html

Santa Bárbara/SP: Casal é acusado de jogar água fervendo em cachorro pequeno

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Dez-2010
Bargas Filho

A Polícia Civil vai investigar denúncia que um cachorro de raça não definida, de porte pequeno, foi ferido com água fervendo no Jardim das Orquídeas, em Santa Bárbara d'Oeste. O animal sofreu queimaduras. Os donos do cão foram acusados de ser os responsáveis pelos maus tratos. Um termo de ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial, no Jardim Pérola. Por determinação do delegado Rômulo Gobbi, o animal foi encaminhado para o Centro de Zoonoses para receber tratamento.

Segundo o delegado, foi uma vizinha do casal na Rua José Cláudio Venturelli que fez a denúncia. Ela contou que o vizinho, um operador de máquinas de 48 anos, agrediu o animal com água fervendo. O acusado e a mulher, de 46 anos, prestaram depoimento na delegacia e negaram a violência. Porém, eles não souberam explicar a origem dos ferimentos, segundo a polícia. A polícia vai investigar prática de atos abusivos a animal.

"Vamos convocar a denunciante para prestar declarações", disse o delegado. O animal sofreu queimaduras na região lombar e ficará em tratamento veterinário.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/policia_ver.asp?c=3B2CA611166

Ilhabela/SP: Prefeitura ultrapassa mil castrações pelo Programa de Respeito Animal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Dez-2010

A Prefeitura de Ilhabela encerrou as atividades do Programa Municipal de Respeito Animal este ano com 1.147 cães e gatos castrados e 454 microchipados. A meta mínima para o próximo ano é castrar 1,5 mil animais. Todos os procedimentos são realizados no Centro de Controle Populacional, situado na Barra Velha. A medida visa controlar a população animal na cidade, solucionando um problema antigo e muito reivindicado pela população.

Segundo o Instituto Pasteur de São Paulo, atualmente Ilhabela tem 9.069 animais. Deste número 7.397 são cães e 1672 gatos. As cirurgias e as microchipagens são realizadas com recursos da Taxa de Preservação Ambiental (com aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente); Secretaria da Saúde (aprovação Conselho Municipal Saúde); e Secretaria de Turismo (aprovação Conselho Municipal de Turismo). O total investido de janeiro até agora foi de R$ 68,3 mil.

O Programa desenvolvido pela Secretaria da Saúde conta com quatro vertentes, uma delas é o projeto Vira Amigo, que Posse Responsável em que os agentes comunitários de saúde orientam sobre como cuidar do animal, vacinar e castrar, além da identificação eletrônica permanente, efetuada por meio de microchip. A informação também chega às escolas municipais, já que o projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação. Outra iniciativa é o projeto “Grandes Animais”, que já retirou das ruas 28 cavalos e quatro bois. O Programa também conta com os projetos “Animais da Mata” (animais silvestres) e “Animais do Mar” (animais marinhos).

Em 2011 a proposta é castrar e identificar 100% de cães e gatos nas comunidades tradicionais caiçara, o que equivale a cerca de 200 cirurgias e microchipar pelo menos 80% dos animais durante a campanha de vacinação antirábica. O investimento previsto é de R$ 140.800,00 com castração e R$ 51.770,00 com os microchips.

Adoções

Só em 2010 foram registradas 117 adoções nas feiras “Adote um Amigo”, realizada pela Secretaria da Saúde. Essa também é uma maneira de encontrar novos lares para os animais e conscientizar as pessoas para que não abandonem os filhotes nas ruas. Dessa forma a Prefeitura também cumpre seu papel social, prezando pelo bem estar e saúde da população.

http://www.onoticiado.com.br/noticias/sao-sebastiao/7137-ilhabela-prefeitura-ultrapassa-mil-castracoes-pelo-programa-de-respeito-animal.html

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Veterinários publicam carta com plano de combate à leishmaniose

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Dez-2010

Os vetertinários também criticam o sacrifício de cães, considerando que desde 1990 a OMS publica que na maior parte dos países, a eutanásia dos cães domésticos infectados se reserva, cada vez mais, para casos especiais.

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) de Mato Grosso do Sul, publicou uma carta como resultado do “I Simpósio Sul-Mato-Grossense de Leishmaniose”, tornando público o que é defendido pela categoria como forma de combater o problema.

Um dos principais pontos levantados e a necessidade de investir em educação "Faz-se necessário o desenvolvimento de um programa de educação ambiental de controle da LV focado no vetor, já que ele, ao longo dos últimos anos, se adaptou bem ao ambiente urbano, é de fácil procriação e pode se deslocar a grandes distâncias levado pelas correntes de ar, sendo, portanto, o principal responsável pela expansão da doença, infectando os animais e o homem".

O documento, resultado do simpósio que reuniu 150 profissionais (médicos veterinários, médicos e advogados, e também acadêmicos), citou Mato Grosso do Sul como um dos 10 estados brasileiros mais acometidos pela leishmaniiose no País e Campo Grande, a capital que ficou em 3º lugar, em relação ao número de casos no país.

A categoria destaca pontos polêmicos, como a eficacia de algumas medidas. "Em face da atual portaria que proíbe o tratamento dos cães com medicamentos destinados a humanos ou sem registro e licença no MAPA, das evidências científicas apresentadas nos documentos oficiais dos órgãos internacionais citados sobre a ineficácia da eliminação canina e da forte comoção pública decorrente dessa eliminação, que as autoridades sejam instadas a rever a atual política pública de controle da leishmaniose visceral."

Em resposta a preocupação dos veterinários, que querem a parceria de outros profissionais, conforme a carta, a partir de 2011, deverão ser feitos convites a outras entidades de classes para integrar a constituição da Comissão de Leishmaniose do CRMV/MS. O documento prevê que o convite também se estenda aos Promotores Públicos do Meio Ambiente e da Saúde.

A Leishmaniose Visceral (LV), forma mais agressiva das leishmanioses, leva o ser humano a morte e é considerada uma das sete endemias mundiais prioritárias pela OMS (Organização Mundial da Saúde), destaca o documento.

Os vetertinários também criticam o sacrifício de cães, considerando que desde 1990 a OMS publica que na maior parte dos países, a eutanásia dos cães domésticos infectados se reserva, cada vez mais, para casos especiais.

"São trabalhos que demonstram que a eutanásia canina, como forma prioritária de controle da LVC, não é uma prática cuja eficácia seja cientificamente evidenciada", avalia o conselho.

O agravante, alega, é que há evidências científicas de que gatos e gambás, animais urbanos, tem a infeção e por isso podem se constituir em reservatórios do protozoário;

“A rotina das estratégias de controle contra o reservatório canino e os insetos vetores são baseadas em fracas e conflitantes evidências. As estratégias de controle e desenvolvimento de vacinas deveriam se constituir em prioridades nas pesquisas”, ressalta a categoria. "Deve-se levantar e defender a discussão ética em relação ao sacrifício de animais com resultados falso-positivos", defende.

A proposta é de estratégia de controle, ações integradas com o diagnóstico e o tratamento precoce dos casos humanos; redução da população de flebotomíneos (vetor) com aplicação de inseticidas e correto manejo ambiental; controle de reservatórios domésticos infectados em área de transmissão e atividades de educação em saúde.

Outra observação é o encoleiramento,q ue chegou a ser suspenso pelo CCZ em Campo Grande. "A utilização das coleiras repelentes e a aplicação das vacinas nos cães são consideradas estratégias importantes no controle da LV e que, independentemente de serem adotadas pelo serviço público de saúde, devem ter seu uso amplamente propagado para minimizar aos efeitos deletérios da disseminação da doença".

Os veterinários também sugerem maior aproximação com so médicos que atuam no combate a doença. A distancia entre esses profissionais gera " entendimentos controversos sobre os procedimentos a serem adotados e sobre as orientações a serem fornecidas à sociedade, causando dúvidas e incertezas a todos", esclarece a Carta de Campo Grande.

As do simpósio foram encaminhadas as autoridades competentes nas esferas federal, estadual e municipal e nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

http://www.portalms.com.br/noticias/detalhe.asp?cod=959599279

Dior lança coleção de sapatos veganos em campanha com Natalie Portman

Noticias - ANIMAIS - MUNDO

Modelos não usam nenhum tipo de material vindo de animais

A Dior acaba de lançar uma linha de sapatos veganos, que não utiliza nenhum tipo de material vindo de origem animal. A campanha da coleção foi estrelada pela atriz Natalie Portman, que também é vegana. Sobre a coleção, a atriz comentou: “É maravilhoso, assim eu posso usar sapatos Dior sem tirar vidas de animais”. Desde 2008, Portman tem desenhado alguns sapatos que são produzidos pela marca especificamente para a atriz. Devido ao sucesso dos modelos, neste ano a empresa optou por lançar uma coleção vegana.

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197301-17180,00.html


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SP: Feirante vende carne de tatu e acaba presa

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Dez-2010

Polícia Ambiental recebeu denúncia anônima e encontrou oito animais abatidos no carro dela

Da Agência Record

Maria Gorete Araújo dos Santos, uma feirante de 55 anos, foi presa neste domingo (19) por vender carne de tatu na Vila dos Remédios, na zona oeste de São Paulo.

Ela estava com oito animais mortos, prontos para venda, dentro de um carro.

Graças a uma denúncia anônima, a Polícia Ambiental conseguiu prender Maria Gorete.

A venda de animais silvestres é crime, com pena que varia de seis meses a um ano de prisão - e multa de R$ 500 por animal apreendido.

Neste caso, será aplicada multa de R$ 8.000 para a feirante, além da pena.

O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia do Meio Ambiente.

Bichos também sofrem com o frio na Europa

20-Dez-2010


A onda de frio intenso que atinge a Europa (este dezembro promete ter as temperaturas mais baixas desde 1910) também altera a rotina dos bichos. Um pombo teve sorte ao encontrar frutas silvestres sobre o gelo. Um bebê elefante ficou coberto de neve enquanto brincava no Whipsnade Zoo, ao norte de Londres, na Inglaterra. No mesmo zoológico, uma zebra parece espantada com o chão coberto de branco. Já uma rena que vive em um povoado na Lapônia, norte da Europa, acompanha tudo com a maior tranquilidade, pois é mais acostumada às baixas temperaturas.