sábado, 1 de maio de 2010

Animais maltratados encontram abrigo em santuário na Colômbia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
01-Mai-2010

Villa Lorena abriga 800 animais que sofreram abusos de seus donos.
Administradora do local trabalha em parceria com a polícia.


Simon Romero - Do ‘New York Times’

De todos os animais que chegam ao abrigo de Ana Julia Torres, as jaguatiricas são maioria. Oito delas foram apreendidas na propriedade de um traficante de cocaína assassinado, que aparentemente colecionava os animais na crença de que qualquer traficante respeitável deve sempre ter oito onças em seu domínio.

Em Villa Lorena, santuário administrado por Ana Julia Torres, vivem centenas de animais resgatados destes traficantes de drogas e guerrilhas paramilitares, além de circos e quadrilhas de contrabando. "Algumas das crueldades que eu vi me envergonham", diz Ana Julia, de 50 anos, diretora de escola e defensora dos direitos dos animais.

O tigre-de-bengala Dany era de um comandante do esquadrão de morte paramilitar colombiano. Trabalhadores do local onde ele foi encontrado disseram que o tigre de 250kg comia carne das vítimas de seu dono. Outro exemplo é o puma Luiz, que pertencia a um traficante da região oeste da Colômbia. Por algum motivo, o dono cortou uma pata do animal.

Algumas espécies não sabiam o que era paz antes de chegar à Villa Lorena. Há alguns anos, Ana Julia cuidou de um macaco-aranha chamado Yeyo, encontrado pela polícia em uma poça de seu próprio sangue, após ser maltratado pelo seu proprietário. Yeyo perdeu um olho com o abuso, e viveu discretamente em Villa Lorena até a sua morte.

Mantida por doações, o santuário abriga 800 animais e segue a filosofia de aceitar qualquer espécie, não importa em que condição esteja. Ana Julia Torres fundou o abrigo há 15 anos e trabalha ao lado da polícia, que apreende animais comercializados ilegalmente.

O policial Eliecer Zorrilla afirma que o local é importante, especialmente para a polícia ambiental. “Se este não existisse, os animais teriam de ser sacrificados”, diz.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/animais-maltratados-encontram-abrigo-em-santuario-na-colombia.html

Ellen DeGeneres lança selo que defende adoção de animais que estão em abrigos

01-Mai-2010

Cerimônia de lançamento foi realizada em Hollywood nesta sexta, 30

Do EGO, no Rio

A atriz e apresentadora americana Ellen DeGeneres reforçou nesta sexta-feira sua posição em favor dos direitos dos animais. Elle participou do lançamento de uma série de selos postais na Academy Of Television Arts & Sciences, em North Hollywood que promove uma campanha de adoção de animais de estimação que estão alojados em abrigos. Do bem, não?





sexta-feira, 30 de abril de 2010

Japão obtém mandado de prisão contra chefe de ONG

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
30-Abr-2010
Reuters

A Guarda Costeira do Japão obteve um mandado de prisão contra o chefe do grupo ambientalista Sea Shepherd, Paul Watson. Ele é acusado de ordenar membros da ONG a obstruir a caça à baleia anual japonesa, informou a imprensa local.

A ação vem num momento em que a Comissão Internacional da Baleia tenta negociar um acordo de compromisso no longo debate entre países caçadores e conservacionistas que pode permitir ao Japão aumentar sua quota de captura costeira de animais, contanto que corte a caça "científica" na Antártida.

Watson, um canadense de 59 anos, será colocado numa lista de procurados via Interpol, afirmou a agência de notícias Kyodo. Um porta-voz da Guarda Costeira disse que não podia confirmar a notícia.

"O governo japonês está desesperado para impedir os navios do Sea Shepherd de retornarem ao santuário de baleias do oceano Austral na temporada de caça 2010-2011", disse Watson, num comunicado no site da ONG. Ele questionou se o governo da Austrália (simpático à Sea Shepherd) cumpriria o mandado.

As autoridades japonesas prenderam neste ano um ativista do Sea Shepherd, Peter Bethune, e acusaram-no de cinco infrações no começo deste mês, depois que ele abordou um navio da frota baleeira nipônica para dar voz de prisão a seu capitão.

Bethune disse aos investigadores que estava agindo sob ordens de Watson, afirmou a Kyodo.

Devido a escaramuças com o Sea Shepherd, o Japão só conseguiu capturar 500 baleias de uma quota de 900 de seu programa "científico" no oceano Austral na última temporada.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=31&id=99605

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Florianópolis/SC: Policial acusa comandante do canil da PM de mandar matar cachorros a tiros

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Segundo denúncia, muitas ossadas de cães estão enterradas no local

Adriana Krauss - Diário Catarinense

Um policial militar está acusando o comandante do canil de São José, o major Claudionor de Souza, de mandar executar cachorros na instituição. Segundo o PM, que não quis se identificar, um cão teria sido executado com um tiro dentro do canil, no bairro Barreiros.

— O cão estava saudável, não aparentava nenhum tipo de doença que justificasse o sacrifício dele — comentou.

O animal, de acordo com o denunciante, teria chegado ao canil em um carro particular e seria de um capitão que queria se livrar do bicho. O policial conta que esse não foi o único animal morto a tiros.

— Isso já vem acontecendo há bastante tempo, inclusive em comandos anteriores, se tornou praxe. Existe uma infinidade de ossadas enterradas na propriedade da polícia, onde fica o canil — garantiu.

Desconfiado de que a informação havia ultrapassado os muros do canil, o major teria orientado os policiais a reduzir as mortes a tiros. A orientação, então, seria a de abandonar os cães em comunidades carentes.

Na última sexta-feira, Claudionor teria ordenado que outro animal fosse morto a tiro. Seria um cão da raça pastor alemão doado por moradores para ser adestrado e trabalhar em operações. Mas, no dia da execução, PMs teriam se recusado a puxar o gatilho e avisaram uma organização protetora de animais sobre o procedimento.

Representantes da ONG É o Bicho avisaram o canil da PM que denunciariam a prática que fere a legislação federal. O cachorro foi encaminhado para uma clínica no bairro Estreito, em Florianópolis, onde foi morto com medicamentos. A justificativa: o cão, que não teria sido aprovado no adestramento, estava com sarna. A doença, no entanto, teria tratamento fácil e não explicaria o sacrifício.

O que diz a PM

O coordenador do departamento de comunicação social da Polícia Militar, coronel João de Amorim, informou que a corregedoria foi acionada, ainda nesta quarta-feira, para investigar a denúncia.

Também destacou que será aberta uma sindicância para verificar a veracidade dos fatos e, se necessário, pode ser aberto inquérito policial. De acordo com Amorim, o major Claudionor não vai se pronunciar por enquanto. Ele será ouvido durante as investigações.

Cavalo que teve corpo queimado ganha tratamento na polícia em Belford Roxo (RJ)

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Adolescente ateou fogo no animal e foi encaminhado para a Vara da Infância

Do R7, no Rio

Um cavalo que foi queimado por um adolescente em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ganhou tratamento no regimento de Polícia Montada. O ataque aconteceu há aproximadamente 20 dias. O animal dormia em um terreno, no bairro Farrula, ao lado da casa do dono, que é carroceiro.

Para escapar das chamas, o animal se jogou contra a vegetação do terreno, mas ficou muito machucado.

O dono do animal ficou sem poder trabalhar, no entanto, segundo a Polícia Civil, ele vai ganhar um outro cavalo. O adolescente foi encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/cavalo-que-teve-corpo-queimado-ganha-tratamento-na-policia-em-belford-roxo-rj-20100429.html

Puxadas de cavalos, por Sheila Cristina Wehling*

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Ainda consternadas, as entidades integrantes da Associação Joinvilense das Entidades Protetoras dos Animais (Ajepa) vêm mui respeitosamente declarar seu repúdio ao ato violento dos organizadores e participantes das puxadas de cavalos em Pomerode, da qual saíram gravemente feridos vários manifestantes.

O comportamento bárbaro e primitivo dos organizadores e participantes das puxadas de cavalos é moral e eticamente condenável. É inaceitável numa sociedade livre e democrática que manifestantes pacíficos tenham seus direitos à liberdade de expressão cerceados por agressores covardes.

Aos nossos legisladores e juristas que acreditam que agressões a animais são crimes de menor teor ofensivo fica o nosso alerta: agressores são agressores. Escolhem suas vítimas pela sua fraqueza. Naquele domingo, foram dóceis cavalos e frágeis mulheres. Há algum tempo, foram cães enterrados vivos.

Lamentamos a presença de crianças neste tipo de atividades que fomentam o sadismo e a crueldade. Educam indivíduos para a violência. Perpetuam a mediocridade.

Ressaltamos nossa profunda tristeza pelo sofrimento dos nossos irmãos animais que penam nas mãos dos humanos. Trazemos a público também nossos profundos sentimentos de solidariedade e apreço aos irmãos na causa pelo fim do sofrimento animal.

Pautada na ética, na moral, na não-violência, no respeito, na solidariedade, na sustentabilidade, na preservação da natureza, na união e na valorização da vida, a Ajepa apoia e promove ações que buscam melhorar as relações dos humanos entre si e destes com as demais espécies. Procura sensibilizar e educar as crianças para uma nova consciência, para um novo paradigma, para uma sociedade consolidada no respeito a todas as formas de vida.

*Vice-presidente da Frente de Ação Pelos Direitos dos Animais (Frada)

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2887870.xml&template=4187.dwt&edition=14590&section=882

Salvador/BA tem 60 mil cães abandonados

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Salvador possui uma população estimada em 60 mil animais abandonados nas ruas.

Sem política pública direcionada ao cuidado e castração dos cães sem dono, o tratamento fica a cargo de um abrigo e da boa vontade de cidadãos.

Soltos nas ruas, os animais não têm controle reprodutivo, o que facilita, ao mesmo tempo, a multiplicação e a mortalidade dos bichos. “Uma única cadela produz, a cada cinco meses, de oito a dez novos filhotes em cada cria”, diz Janaína Rios, da Comissão Administrativa da Associação Célula Mãe, voltada à defesa dos animais. As ONGs não possuem estrutura física e financeira para tratar de todos.

O único abrigo de cães em funcionamento atualmente em Salvador, o São Francisco de Assis, recolhe, cuida e protege 350 animais, 50 acima da capacidade. “Não há órgãos públicos para recolher animais na rua.

O Centro de Zoonozes só entra em ação em caso de doenças. O programa de castração gratuito não atende os cães de rua, os cães errantes. Deveria haver uma política pública em que a prefeitura devolvesse os animais para seu habitat mas castrados”, propõe Patruska Barreiro, diretora do São Francisco de Assis.

Para o serviço de castração, o telefone do Centro de Zoonozes da Prefeitura de Salvador é 156 ou 160. Quem se interessar em adotar um animal, pode conseguir no Abrigo São Francisco.

Informações do A Tarde.
http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/04/29/62771,salvador-tem-60-mil-caes-abandonados.html