sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Uso de animais é alvo de protestos na Capital catarinense

Ativistas contra o uso de amimais em laboratório promoveram, por volta das 17h40min desta sexta-feira, uma manifestação em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen), na Capital.

O grupo se opõe à compra de produtos testados em animais e à prática da vivissecção — experimentação em laboratório — nas instituições de ensino da Grande Florianópolis, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A idealizadora do encontro, a empresária Sabine Fontana, está há dois anos engajada na causa. Com a distribuição de panfletos e a ajuda da internet, para divulgação em sites e fóruns online, ela reuniu voluntários de organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham em defesa dos animais.

Estavam presentes na manifestação representantes da É o bicho!, Oba Floripa, Adote um orelhudo e Sociedade Vegetariana Brasileira(SVB). Além de orientar os pedestres sobre o assunto, o grupo conseguiu assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministério Público.

O objetivo é pressionar as universidades a adotarem métodos alternativos à experimentação animal. Segundo os manifestantes, instituições norte-americanas, inglesas e alemãs já usam uma metodologia que substitui a vivissecção.

Os ativistas alegam que o método ainda usado por aqui não tem valor científico, uma vez que cada espécie é diferente — seja metabolicamente ou por outros parâmetros fisiológicos. Eles explicam que qualquer experimento realizado em um animal é obrigado a ser repetido no homem.

Fonte: Diário Catarinense

manif_viv_SCmanif_viv_SCmanif_viv_SC
manif_viv_SCmanif_viv_SCmanif_viv_SC
manif_viv_SC

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Espírito Santo também livre de circos com animais

O Governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, acaba de sancionar a lei que proíbe a presença de Circos com Animais em seu território, sendo o oitavo Estado da Federação que liberta os animais das torturas praticadas nos circos.

Parabenizamos a todos que lutaram para conseguir esta lei em poucos meses, especialmente a AMAES–Associação Amigos dos Animais do ES. e o deputado Dr. Hercules Silveira, do PMDB, que foi o autor do Projeto de Lei.



"Artigo 1º - Art. 1º Fica proibida, em todo o território do Estado do Espírito Santo, a apresentação, manutenção e utilização, sob qualquer pretexto ou justificativa, de animais selvagens e/ou domésticos, sejam nativos ou exóticos, em espetáculos circenses ou similares.

(...)

Art. 6º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário."

Simples assim.

A partir desta quinta-feira, 21 de janeiro, o Espírito Santo torna-se o oitavo estado no país a proibir a exploração de animais por empresas circenses. Em Santa Catarina e no Ceará projetos semelhantes encontram-se em tramitação.

Na tarde desta quarta-feira, o governador Paulo Hartung sancionou o projeto de lei 461/2009, de autoria do deputado Hércules Silveira (PMDB). Um dia antes, o projeto recebeu parecer favorável do procurador-geral do estado, Rodrigo Rabello. A lei será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 14 de dezembro do ano passado.

A lei do deputado Hércules coroa o trabalho de três anos articulado pelo Forum Capixaba em Defesa dos Direitos e Bem Estar Animal (Foca) junto ao Instituto Orca (Organização e Consciência Ambiental), Associação Amigo dos Animais do ES (Amaes), Sociedade Protetora dos Animais do ES (Sopaes) e Grupo de Libertação dos Animais do ES (Gala), com apoio da WSPA (sigla em inglês para Sociedade Mundial de Proteção dos Animais - World Society for the Protection of Animals) e Ibama/ES.

Histórico

A luta contra a exibição de animais em circos no Espírito Santo começou a ter desdobramentos legislativos através do deputado estadual Dr. Hércules. Integrante da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, o parlamentar organizou no dia 30 de março do ano passado audiência pública para discutir o tema.

Dois anos antes, no dia 19 de março de 2007, ativistas do Foca e Amaes denunciaram a existência de um leão (Simba) mantido há 13 anos em uma jaula no frigorífico desativado Frimacal, em Itanguá, Cariacica. As organizações articularam uma operação realizada pelo Ibama/ES e o Batalhão da Polícia Ambiental que resgatou o animal e o transferiu para o Santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia, São Paulo.

No dia 13 de agosto do ano passado, as organizações de proteção dos animais desencadearam junto ao Ibama nova operação, “Rompendo as Jaulas”. Dessa vez para resgatar na cidade de Alfredo Chaves a leoa Sarita (9 anos) e suas crias Carol (4 anos) e Chimarrão (9 anos). Eles viviam confinados em duas jaulas medindo cerca de 7 metros quadrados cada no circo Rostok. Os animais foram transferidos para o Santuário Projeto GAP (Grandes Primatas), em Sorocaba.

No dia 6 de outubro foi a vez do resgate da então leoa Xuxa, mantida em cativeiro pelo circo Bem-Hur há seis anos. Em uma nova versão da operação “Rompendo as Jaulas”, ativistas e defensores dos animais, novamente através do Ibama/ES, resgataram o animal, levado para o Santuário Terra de Gaia e rebatizada com o nome de Malamala, em homenagem a um dos mais antigos parques naturais africanos, localizado na África do Sul.

Santuário Terra de Gaia

A mudança de nome de animais selvagens vítimas de maus tratos em circos é um procedimento padrão entre os santuários. Serve para eliminar toda e qualquer associação com uma vida de privação de liberdade e dor.

Mala Mala estava mantida em cativeiro há cinco anos no circo Ben-Hur Brothers, localizado no bairro Serra Dourada, na Serra, em uma jaula de 3m x 1,7m por 1,5m de altura. O animal não tem as garras, que foram arrancadas há três anos pelo proprietário do circo, Arnaldo C. Silva, multado à época pelo Ibama. Em agosto passado, o circo Bem-Hur voltou a ser denunciado por militantes e ativistas dos direitos dos animais da Serra por manter, além da leoa, dois avestruzes em situação de risco. Um deles morreu, vítima dos maus-tratos.

A outra ave conseguiu ser resgatada pelo Ibama e encaminhada ao Santuário Terra de Gaia. Por conta disso, o proprietário do circo Bem-Hur foi multado pela segunda vez por maus-tratos e tratamento cruel praticado contra animais.

O local em que Malamala passa a viver é propriedade do estudante de veterinária e militante dos direitos dos animais Antonino Antonioli. Ele será o responsável pelo animal na condição de fiel depositário, reconhecida pelo Ibama.

Malamala continua em sua jaula de origem até a finalização da construção do recinto definitivo. A primeira fase da obra já está encerrada. As obras têm sido patrocinadas com o apoio do deputado Dr. Hércules e por empresários sensíveis à causa em defesa dos animais, entre os quais a Corretora de Seguros Ilha Azul, a Perfil Alumínios e a loja de material de construção Pinter. Mas para a conclusão total das obras ainda são necessários, pelo menos, R$ 5 mil.

Maninho Pacheco

Saudações ecolibertárias
PARA MIM OS ANIMAIS IMPORTAM

Cerca de 2 milhões de cães são mortos brutalmente por ano na Coreia do Sul

Por Raquel Soldera - ANDA

Aproximadamente 5 mil cães são estrangulados, eletrocutados e espancados até a morte diariamente na Coreia do Sul. Por ano, são cerca de 2 milhões de cães brutalmente mortos. Tudo para manter a indústria da carne de cachorro no país.

Cães esperam pelo abate em um supermercado em Seul, na Coreia do Sul.
Cães esperam pelo abate em um supermercado em Seul, na Coreia do Sul.

O governo sul-coreano aceitou as Leis de Proteção Animal, que tornam a tortura um crime, mas essas leis nunca foram devidamente aplicadas no país. A indústria de carne de cachorro continua a prosperar e as autoridades são relutantes e indiferentes à sua proibição.

Embora seja proibido o anúncio nas principais ruas ou mesmo em idioma inglês, cerca de 6 mil restaurantes hoje servem carne de cachorro na Coreia do Sul. E não são fechados.

Apenas durante as Olimpíadas de Seul em 1988 e na Copa do Mundo de 2002, restaurantes que serviam carne de cachorro foram obrigados a fechar temporariamente, com medo da mídia internacional presente na Coreia do Sul.

A vida dos cães na Coreia do Sul

Este vídeo mostra imagens de cachorros na Coreia do Sul. Eles são confinados em fazendas de criação, onde recebem comida em quantidades que mal dão para se alimentarem, e ficam presos em espaços pequenos, onde não podem mover-se.

Muitos cães são criados para a indústria da carne, mas alguns são animais de estimação vendidos aos comerciantes de carne de cachorro. Muitos são transportados para mercados como o Moran, próximo de Seul.

A morte dos cães é lenta e dolorosa. São espancados, queimados e enforcados. Acredita-se que, se você torturar um cão antes de matá-lo, sua carne ficará mais saborosa, e aquele que a consumir terá mais virilidade.

A carne de cachorro é vendida abertamente, embora não seja recomendada aos comerciantes a venda da carne para estrangeiros. Mais de seis mil restaurantes na Coreia do Sul servem comida feita de carne de cachorro – sopas, guisados e bifes.

Isto acontece em pleno século 21, em um grande centro de negócios e tecnologia da Ásia.

Mulher escolhe pedaços de carne canina no mercado de Seul.
Mulher escolhe pedaços de carne canina no mercado de Seul.

Você pode ajudar a mudar a vida de milhões de cães

O apoio internacional contra a tortura e o consumo de carne de cachorro é o único caminho para pressionar o governo sul-coreano a realmente proteger os direitos animais e proibir a indústrias de carne de cachorro em todo o país.

Uma petição será apresentada ao governo coreano em Seul pela Korea Animal Rights Advocates, quando pelo menos 1 milhão de assinaturas forem coletadas.

Assine a petição clicando aqui.

Esta petição é diferente de todas as outras feitas em apoio aos cães coreanos por causa de seu alcance. Pessoas do mundo inteiro podem ver a página de “Stop Killing Dogs” em inglês, francês, espanhol, italiano, e em várias outras línguas, e entender que o consumo de carne de cachorro não é uma tradição antiga ou inofensiva e inevitável.

Com informações de United Dogs

Fonte: ANDA – Agência de Notícias Animais

Governo do Haiti solicita ajuda da WSPA

Equipe da ARCH se prepara para partir.

21 de janeiro de 2010, Costa Rica/Londres: A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) recebeu um comunicado oficial do governo do Haiti solicitando nossa ajuda imediata e o envio de nossa equipe “o mais rápido possível”, de forma que a operação de socorro se inicie.

O Diretor de Inspeção e Vigilância do Meio Ambiente, do Departamento de Meio Ambiente do Governo do Haiti, escreveu à WSPA:

“Após a troca de informações que temos mantido e dada a magnitude do desastre sofrido pelo Haiti, colocando o país sob grande risco de disseminação de doenças infecto-contagiosas e possíveis surtos de epidemia animal (...) Tanto o Departamento de Agricultura quanto o Departamento de Meio Ambiente (...) concordaram que a ajuda da WSPA é muito importante (...) Sugerimos que a WSPA organize uma viagem para o Haiti o mais rápido possível”.

Gerardo Huertas, Diretor de Gerenciamento de Desastres para as Américas, da WSPA, disse: “Nos últimos dias a equipe da WSPA, com pessoas altamente qualificadas em ajuda emergencial, tem se preparado para tal oportunidade. Reunimos equipamentos e remédios que esperamos serem necessários no Haiti e estamos voando para Santo Domingo ainda hoje, a fim de nos dirigir a Porto Príncipe o quanto antes. Esse pedido oficial dos haitianos me deixa ainda mais confiante de que nós e nossos colegas da ARCH estaremos no Haiti muito em breve e poderemos fazer um levantamento da situação em primeira mão, diretamente do local”.

A equipe da ARCH deve chegar ao Haiti no sábado, dia 23 de janeiro, e será capaz de enviar informações e imagens logo depois.

A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) e o IFAW (International Fund for Animal Welfare) se uniram para formar a ARCH (Animal Relief Coalition for Haiti, ou Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti) e está coordenando esforços de forma que organizações de proteção animal empenhadas em ajudar o Haiti possam trabalhar juntas e garantir que a assistência emergencial chegue ao maior número de animais no menor tempo possível.


Bernardo Torrico

Gerente de Comunicação - PR & Media Manager

WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal

(21) 3820-8215 / 8306-0712

Cachorro late e advogado atira e arranca o rabo do animal

GAZETA WEB
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=194177

O advogado Geraldo de Melo e Mota, de 45 anos, foi detido em flagrante, na madrugada desta sexta-feira (22), após atirar e arrancar o rabo de um cachorro em frente a sua residência, localizada na rua Coronel Murilo Otavio de Barros, no Farol. O advogado alegou que a violência foi motivada porque o animal estava latindo em frente a sua casa.

Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local e apreendeu com Geraldo de Melo e Mota um revolver Rossi 38, de cano curto e cinco munições. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma, pagou fiança e foi liberado. O cachorro machucado tomou destino ignorado.

A Gazetaweb procurou o nome do acusado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), mas não encontrou seu registro.

Estudos Relacionam Violência a Agressões Contra Animais

http://www.neafa.org.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=61&limit=1&limitstart=2

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Novo Habeas Corpus a favor de Jimmy é impetrado no TJRJ

Jimmy












O CASO JIMMY

O Dr. Professor Heron Santana e um grupo de advogados e promotores, com o respaldo de vários dos maiores cientistas mundiais especializados em Antropologia, Filosofia e Primatologia, deram entrada no dia 19 de janeiro passado, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a um novo pedido de Hábeas Corpus em favor do chimpanzé Jimmy, que vive isolado há anos em uma pequena jaula no Zoológico de Niterói.

Nos próximos dias, quando o pedido for distribuído e avaliado pelos membros do Tribunal, poderemos saber o resultado desta ação, que tem a missão de liberar Jimmy de seu isolamento e dar-lhe abrigo no Santuário do Projeto GAP, em Sorocaba, SP, onde outros 50 chimpanzés foram resgatados de situações similares, assim como de circos onde sofriam maus tratos.


Notícia relacionada:

http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/ANIMAIS-BRASIL/Projeto-GAP-pede-Habeas-Corpus-para-chimpanze.html

Arqueólogos descobrem restos de templo do século 3 a.C

Uma missão arqueológica egípcia descobriu em Alexandria os restos de um templo ptolomaico dedicado à deusa Bastet e pertencente à rainha Berenice, esposa de Ptolomeu 3, cuja construção remonta ao século 3 antes de Cristo.

Segundo um comunicado divulgado hoje pelo Conselho Supremo de Antiguidades egípcio (CSA), a expedição, que foi liderada pelo diretor de Antiguidades do Baixo Egito, Mohammed Abdel Maksoud, também desenterrou 600 diferentes objetos daquela época.

A nota explica que a descoberta foi feita durante escavações rotineiras na região de Kom al-Dikka, na cidade mediterrânea de Alexandria, dentro de um recinto militar.

O secretário do CSA, Zahi Hawas, assegurou que o templo tem dimensões de 60 metros de comprimento por 15 de largura e se estende sob a rua Ismail Fahmi.

Segundo Hawas, a construção foi destruída na última época da era ptolomaica quando usada para construções, o que provocou o desaparecimento de muitos de seus blocos de pedra.

Entre os objetos que foram resgatados pela expedição estão a figura da deusa Bastet, representada por um gato, considerada a deusa da proteção e da maternidade. Isso indica, segundo Maksoud, que o templo era dedicado a essa deusa.

Maksoud ressaltou que foram encontradas três estátuas de Bastet em diferentes pontos da escavação junto a outras figuras esculpidas em pedra de um menino e uma mulher.

Além disso, foram encontrados potes de barro, estátuas de bronze e louça de diferentes divindades do antigo Egito, além de representações de terracota dos deuses Harpócrates (Horus menino) e Ptah.

Fonte: Folha Online

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tartarugas da Costa Rica

Segue abaixo esclarecimento de um especialista do Projeto Tamar sobre o e-mail que está circulando com o título"Vergonha na Costa Rica". Sempre é recomendável um pouco de cautela e pesquisa antes de repassar tudo o que circula na internet, pois nem sempre o relatado reflete a realidade.


"Sobre o e-mail que está circulando com o título "Vergonha na Costa Rica", esclareço que esse evento de subida de várias tartarugas ao mesmo tempo é conhecido mundialmente como Arribada e ocorre em pouquíssimos lugares do mundo, sendo essa praia da Costa Rica (Ostional, se não me engano!!) onde ocorre o evento de maior amplitude.

Apesar de parecer agressivo ver as pessoas coletando os ovos, isso é controlado pelas autoridades locais (na foto 7 aparece dois fiscais controlando a coleta!!) e ocorre pois há uma quantidade absurda de ninhos que são perdidos, já que milhares de tartarugas sobem à praia para colocar seus ovos e acabam desenterrando os ovos de outras que vieram antes.

Esses ovos expostos são perdidos, já que precisam da temperatura e umidade da areia para vingarem. Unindo isso com o hábito de consumo de ovos de tartarugas, que antes era extremamente descontrolado, as autoridades e pesquisadores locais fazem um rodízio de área em cada ano para que seja permitida a coleta de uma certa quantidade de ovos. Isso é realizado há anos e sempre acompanhado de muita pesquisa, etc, já que a Costa Rica é um dos principais sítios de desova de várias espécies no mundo (principalmente tartaruga-verde, tartaruga oliva (as das fotos!!) e tartaruga de couro).


Oc. Fernando Niemeyer Fiedler
Fundação Pró-TAMAR
Av. Ministro Victor Konder, 374
Centro, Itajaí - SC
CEP 88.301-700
Telefones: 47 3348-6058 (ramal 231)
47 9187-9794

Veja as fotos que circulam na internet

tartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Ricatartarugas_Costa_Rica

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Jan-2010

Comente esta notícia em nosso blog: http://blogtribunaanimal.blogspot.com/2010/01/tartarugas-da-costa-rica.html

Segue abaixo esclarecimento de um especialista do Projeto Tamar sobre o e-mail que está circulando com o título "Vergonha na Costa Rica". Sempre é recomendável um pouco de cautela e pesquisa antes de repassar tudo o que circula na internet, pois nem sempre o relatado reflete a realidade.


"Sobre o e-mail que está circulando com o título "Vergonha na Costa Rica", esclareço que esse evento de subida de várias tartarugas ao mesmo tempo é conhecido mundialmente como Arribada e ocorre em pouquíssimos lugares do mundo, sendo essa praia da Costa Rica (Ostional, se não me engano!!) onde ocorre o evento de maior amplitude.

Apesar de parecer agressivo ver as pessoas coletando os ovos, isso é controlado pelas autoridades locais (na foto 7 aparece dois fiscais controlando a coleta!!) e ocorre pois há uma quantidade absurda de ninhos que são perdidos, já que milhares de tartarugas sobem à praia para colocar seus ovos e acabam desenterrando os ovos de outras que vieram antes.

Esses ovos expostos são perdidos, já que precisam da temperatura e umidade da areia para vingarem. Unindo isso com o hábito de consumo de ovos de tartarugas, que antes era extremamente descontrolado, as autoridades e pesquisadores locais fazem um rodízio de área em cada ano para que seja permitida a coleta de uma certa quantidade de ovos. Isso é realizado há anos e sempre acompanhado de muita pesquisa, etc, já que a Costa Rica é um dos principais sítios de desova de várias espécies no mundo (principalmente tartaruga-verde, tartaruga oliva (as das fotos!!) e tartaruga de couro).


Oc. Fernando Niemeyer Fiedler
Fundação Pró-TAMAR
Av. Ministro Victor Konder, 374
Centro, Itajaí - SC
CEP 88.301-700

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Veja as fotos que circulam na internet

tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica
tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica tartarugas_Costa_Rica


Uma outra visão dos fatos

A pegadinha da geração de renda com ovos de tartaruga

por Germano Woehl Jr **


Na Costa Rica, assim como em vários lugares do mundo, existe o hábito de consumo de ovos de tartaruga. O saque de ovos é um problema muito sério na Costa Rica. Há anos a coleta de ovos de tartaruga é proibida. Mas... Têm ONGs que atuam somente na vigilância (dia e noite) das ninhadas. Fazem apelo pela internet para recrutar voluntários (jovens) no mundo inteiro para defender os ninhos das tartarugas. Não sei como estes jovens voluntários fazem para impedir um grupo violento de saqueadores, por exemplo.

Os biólogos, os professores escolas e universidades, órgãos de fiscalização e ONGs desenvolvem há décadas trabalhos sérios de Educação Ambiental nas escolas, comunidades... para desestimular o consumo de ovos de tartarugas, porque é um problema terrível de se lidar, como podemos imaginar.

Então, surge um projeto piloto duvidoso, que usa uma estratégia de liberar a coleta na praia de Ostional, em Guanacaste, dentro de uma unidade de conservação da natureza, mas de “forma sustentável", garantem.

Os resultados desastrosos (a médio e longo prazo) deste projeto são previsíveis e bem conhecidos em vários lugares do mundo, para diferentes espécies exploradas (plantas, animais....). O que é mais grave neste caso: trata-se da tartaruga oliva (Lepidochels olivacea) que está ameaçada de extinção.

Um dos erros fundamentais de projetos deste tipo é ignorar o fato de que não é da natureza humana apenas subsistir, de retirar só o necessário.... As pessoas querem sempre mais, querem prosperar, consumir cada vez mais e ... a população humana aumenta. Não tem como alguma coisa ser sustentável neste nosso mundo real. Explora-se um recurso até o esgotamento, mesmo sabendo das conseqüências (temos os exemplos da Ilha de Páscoa e tantos outros – estudos apontam que eles sabiam que iriam colapsar).

Este projeto na Praia de Ostional dá dinheiro para muita gente. Eles recebem recursos de todos os lugares. No papel e na propaganda o projeto é lindo, maravilhoso, como sabemos. É o projeto dos sonhos. Gera renda e “preserva” as tartarugas. É aí que está a pegadinha.

Há estudos sérios mostrando que ele não funciona. Eles não conseguem ter este controle sobre a coleta, como prometem. Contudo, não adianta usar como indicador o declínio detectado recentemente na população de tartarugas. Eles já estão colocando a culpa no AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO DOS OCEANOS... Enfim, colocam a culpa em tudo, menos nesta contribuição predatória dos saques das ninhadas para gerar renda.

Esta atividade de saque de ovos pode levar mais de 100 anos para exterminar a espécie. É justamente este longo prazo para se detectar o colapso de uma espécie, ou de um ecossistema, um dos fatores que joga a favor dos defensores de projetos deste tipo. Porque eles não estarão mais aqui para serem punidos pelo erro.

A divulgação das imagens chocantes do saque de ovos autorizados na Costa Rica na internet teve muitos reflexos positivos na sociedade. Serviu para alertar as pessoas que uma inocente inscrição “produzido de forma sustentável” nos rótulos de produtos considerados “ecologicamente corretos” pode significar muita crueldade cometida contra a natureza.

O roubo de ovos de tartaruga ocorre também no Brasil e já temos um possível indicador de que as imagens abomináveis da Costa Rica difundidas pela internet deram o alerta e ajudaram a combater este crime aqui, conforme mostra esta matéria do Jornal O Globo, de 08/01/2010, intitulada “Encontrados 50 mil de ovos de tartaruga na zona rural do Rio Grande do Sul”

Outro caso recente foi publicado no portal Globo Amazônia, em 20/10/2009, com a manchete: Fiscais apreendem 200 ovos de tartaruga roubados de seus ninhos no PA, ovos eram coletados nas margens do Rio Xingu.

Para se ter idéia da dimensão do problema, segue o link da matéria do jornal do Reino Unido Telegraph, de 04/11/2008, sobre a ação da polícia da Malásia que fez uma apreensão recorde de 10 mil ovos de tartaruga em extinção que seriam destinados ao comércio de alimentos na ilha de Bornéu .

Repare na foto da matéria que aquele monte tem 10.000 ovos. Na Costa Rica são saqueados LEGALMENTE 3 milhões do ovos por ano (informações dos gestores do projeto). Imagine o volume que representa. E este roubo descoberto no Rio Grande do Sul, com 50.000 ovos? É três vezes o volume mostrado na foto. Uma montanha de ovos. Que loucura isso! E os predadores naturais, como ficam?

No blog DEFENSOR DA NATUREZA (http://ra-bugio.blogspot.com/) tem um texto completo sobre o problema, ilustrado com imagens, links para outras matérias etc.

**O catarinense Germano Woehl Jr é doutor em física pela UNICAMP, Pesquisador Titular do Instituto de Estudos Avançados, em São José dos Campos (SP) e nas horas vagas se dedica na defesa da Mata Atlântica através do Instituto Rã-bugio.

Fonte: http://www.oeco.com.br/germano-woehl/85-germano-woehl/23851-a-pegadinha-da-geracao-de-renda-com-ovos-de-tartaruga-
Atualizado em ( 27-Abr-2010 )

MMA recebe vídeos para II edição do Circuito Tela Verde

Depois do sucesso da primeira edição, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente organiza a 2ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, que deverá acontecer de junho a julho, em 250 espaços exibidores em todo o país.

Para 2010, o DEA trouxe uma novidade para o festival ao abrir à sociedade a oportunidade de ter seus vídeos veiculados na mostra. Para isso, os interessados podem enviar seus filmes e curtas para o DEA, até 30 de março. A idéia de abrir o festival para a participação da comunidade partiu do interesse do público da primeira edição em ter sua experiência compartilhada.

Uma comissão vai selecionar o material que será veiculado no Circuito Tela Verde. Os vídeos devem ser produzidos em processo educomunicativo, ou seja, em conjunto com a comunidade, e abordar a temática socioambiental.

Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras, podem encaminhar suas produções para o festival.

Estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, bem como redes como Rejuma, Com-Vidas, e escolas também podem participar orientando e encaminhando suas produções.

Para ampliar a participação social, serão aceitos vídeos produzidos com os mais diversos equipamentos: filmadora, câmera de celular com boa resolução, câmera digital. A primeira edição da mostra aconteceu em junho e julho de 2009 e celebrou os 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental.

O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros de comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais.

Os filmes são disponibilizados para exibição em espaços educadores como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes, escolas, cooperativas. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes devem servir de subsídio para o debate, trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública, bem como estimular suas participações nos processos locais.

Não haverá premiação ou pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados. A idéia da mostra é ampliar o debate e a troca de experiências.

As produções podem ser enviadas por e-mail ( educambiental@mma.gov.br ou sibea@mma.gov.br) ou pelo correio e deverão acompanhar um Termo de Cessão de Direitos para veiculação em trabalhos de educação ambiental, sem fins lucrativos, que se encontra no blog do Circuito Tela Verde (http://circuitotelaverde.blogspot.com). Vídeos sem o tempo serão desclassificados.

Os que optarem por encaminhar em formato digital (CD, DVD), deverão enviar o Termo de Cessão junto com a mídia para: Ministério do Meio Ambiente - Esplanada dos Ministérios - Bloco B - Departamento de Educação Ambiental - CEP: 70068-900 - Brasília - DF.

Dúvidas também podem ser tiradas pelos telefones (61) 3317 1288 / 1188

ASCOM
Daniela Mendes
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente

+5561-3317.1227/1754
daniela.mendes@mma.gov.br

----------------------------------------------------------------
CorreioMM@ - Ministerio do Meio Ambiente

domingo, 17 de janeiro de 2010

Maceio/AL - Manifestantes realizam ato em frente ao Circo Estoril

Estudantes e representantes do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), realizaram na tarde deste domingo (17) um ato pacífico em frente ao circo Estoril, que está na cidade desde a última sexta (15). O objetivo é chamar a atenção sobre a questão da presença de animais no circo.

“Queremos sensibilizar o governo e a sociedade civil sobre as condições em que estes animais são mantidos em circos, privados de seus instintos e habitat natural. Eles são acorrentados, mantidos em espaços inapropriados e ninguém sabe a situação da alimentação e cuidados médicos que eles recebem, representam até risco de saúde pública, uma vez que eles podem transmitir alguma doença desconhecida. Circo Legal não tem animal, ninguém conhece a realidade dos bastidores”, afirma a estudante Evelin Marques.

Uma lei que proíbe a presença de animais em circos foi colocada em votação na Câmara Municipal, mas foi vetada pelo Prefeito de Maceió, Cícero Almeida. Vários outros estados do País já proíbem a prática. Há informações de que o mesmo circo foi proibido de se instalar na Bahia devido à proibição. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) esteve no local realizando vistoria e não constatou irregularidades.

Para Ângela Cheloni, do Neafa, a mobilização tem o objetivo de conscientizar à população sobre a condição em que estes animais são retirados da natureza e também sobre o tratamento que eles recebem. Ela informou ainda que deve entrar, nos próximos dias, com um recurso junto ao Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF)no sentido em que essa proibição se caracteriza minimamente a um âmbito Estadual. Uma reunião está sendo marcada com a presença do MPE, MPF, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembléia Legislativa do Estado (ALE), Ibama e sociedade civil. O encontro deve acontecer até a segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Devido ao ato, algumas famílias que visitariam o circo desistiram do programa e boicotaram o circo. A Polícia Civil foi acionada pela organização do Estoril e apenas observavam de longe.

Os manifestantes tentaram fazer contato com a organização do circo, mas sem sucesso. Procurada pela nossa reportagem, a direção se mostrou indiferente à manifestação. “Eles não sabem o dia a dia do circo”, desdenhou uma das funcionárias do Estoril, que proibiu também que fossem feitas imagens sequer externas. O circo mantém em seu 'elenco' cavalos, camelos e até um elefante. A direção afirma que há um veterinário responsável pelos animais.

Além de shows com animais, o circo Estoril tem atrações como espetáculo de trapezistas, globo da morte, malabaristas, palhaços, entre outras. Não há previsão de quando irão desarmar as lonas. Novos atos estão marcados para esta semana.

EstorilEstorilEstoril